logo
Web Design Agency

Mensagem Rápida

    O QUE É O SEARCH ENGINE OPTIMIZATION ( SEO)?

    O que é o SEO?

    Temos de ter noção da importância de um website para a estratégia online de qualquer empresa.
    Quase todos os negócios, Business to Business ou Business to Consumer, precisam de uma presença online para chegar aos consumidores.

    Atualmente, quase todas as empresa possuem uma loja virtual, portfólio online, blog ou, pelo menos, estão presente nas redes sociais. São formas de proximidade e manutenção da relação de proximidade com os seus clientes.
    Mesmo que apenas estejam presentes nas redes sociais, “estar online” sem ter um website não faz grande sentido. Contudo, devemos realçar que ter um website não é suficiente para ter bons resultados, é necessário transformá-lo numa máquina de Inbound Marketing.

    COMO OTIMIZAR OS MOTORES DE BUSCA PARA APARECER NAS PESQUISAS?

    Hoje é tudo muito rápido e interativo. Além disso, um website não se gere sozinho e, sendo assim, é fundamental englobar descrições pormenorizadas, conteúdos multimedia, integrar com as redes sociais, ter um blog para notícias e novidades, mencionar parceiros e recorrer a muitas outras ferramentas, integradas no próprio website.
    Search Engine Optimization (SEO) é ummust have” e isto dito com muita convicção. O SEO é essencial para qualquer website, mas implica trabalho, consistência, ambição, e mais ambição, porque, mesmo quando ainda não parece que vá haver resultados, subitamente, são atingidos os objetivos. Quer seja devido a uma boa posição de palavras influentes nos motores de busca e, respetivamente, nos resultados das vendas. É essencial ter o seu website ou loja sempre otimizado nos parâmetros técnicos e com bons conteúdos.

    O QUE SÃO BACKLINKS?

    O SEO está diretamente relacionado com a construção de backlinks (linhas de entrada), que têm como objetivo que outros websites de qualidade tenham links para o nosso website e, melhor ainda, utilizando as palavras-chave certas. Quantos mais backlinks tiver, mais importante e com mais autoridade, o website é considerado pelos motores de pesquisa e, consequentemente, poderá obter um melhor lugar no ranking.
    Mas não é tudo…
    Criar conteúdo de qualidadeeducativodivertido e envolvente é muitíssimo importante. Se as pessoas gostarem do seu conteúdo, vão criar uma envolvência e vão querer partilhá-lo, e assim recriar uma ligação através de partilhas.

    OTIMIZAÇÃO DAS PÁGINAS

    O SEO é extremamente importante, mas, não devemos esquecer que, basicamente, consiste em colocar as palavras-chave (keywords) mais importantes no conteúdo da página e nos elementos apropriados. Estes elementos na página são os títulos, subtítulos, corpo de página, tags de imagens e links (URL’s).

    A escolha de uma palavra-chave principal para cada página/produto é muito importante. Concentre-se em otimizar essa página em função dessa palavra/expressão. Se a página tiver demasiadas palavras-chave, perderá importância e autoridade, uma vez que os motores de busca não vão conseguir decifrar em concreto qual o tema da página. Isto é muito frequente nas homepages, onde são usadas muitas palavras-chave. Inclua as palavras-chave principais no título e subtítulo. Estas áreas de conteúdo têm muito peso.

    Inclua também as palavras-chave no corpo da página mas não as retire do contexto. Certifique-se de que são relevantes, tendo em conta o resto do conteúdo.

    Inclua essas palavras-chave no nome dos ficheiros das imagens e que sejam descritivos (ex. keywords.jpg) e no “Alt Image tag”. Coloque ainda as palavras-chave no URL da página e mantenha o URL claro, mas, obviamente, que faça sentido.

    Negritos e Itálicos

    O Google procura exibir nos seus resultados as páginas mais relevantes à palavra-chave pesquisada. Uma das formas do google identificar a relevância de uma página é a utilização de negritos e, até certo ponto, itálicos. Como esses textos aparecem em destaque na página, são um forte indício de que o assunto da página está relacionado com o seu conteúdo. Procure colocar ao menos 1 vez em negrito a palavra-chave trabalhada na página.
    Prepare o conteúdo tendo em conta a sua audiência, mas otimize-o também para as pesquisas.

    TITLE TAG & META TAGS

    Uma Meta Tag é uma linha de código que está inserida numa página. Os motores de busca verificam as Meta Tags para saberem mais sobre o assunto da página.
    As Meta Tags continuam a desempenhar um papel importante na estratégia SEO. Certifique-se de que está a usá-las em TODAS as páginas e que TODAS são diferentes.

    Os elementos mais relevantes são:

    Title – não é bem uma meta tag mas é um dos atributos mais importantes a definir numa página. Resume do que trata a página.

    Meta Description – define a descrição exibida nos resultados dos motores de busca. Deve estar descrita de forma a estimular o interesse das pessoas para saberem mais sobre o conteúdo dessa página e para aumentar a probabilidade de clicar no link do seu website (CTR = Click Throught Rate).

    Meta Keywords – normalmente são selecionados 10 conjuntos de palavras que melhor definem o conteúdo inserido.

    USO DE IMAGENS

    A empresa Marketing Experiments fez um teste comparando imagens de bases de dados, com fotografias reais, usadas num website, tentando perceber quais os efeitos na geração de leads. Descobriram que as imagens de pessoas reais tiveram 95% pior desempenho do que as imagens de agência.
    Isto porque as últimas tendem a ser irrelevantes. Resista à tentação de usar fotos de sorrisos forçados de empresários! Procure usar imagens(que não tenham títulos ou frases, pois esta informação não é absorvida pelos motores de busca) onde os seus visitantes se revejam e que envie uma mensagem ao subconsciente da sua audiência.

    Sem comentários até este momento

    Comente este post

    error: Alert: A seleção deste conteúdo não é permitida!