logo
Web Design Agency

Mensagem Rápida

    Configuração de Emails – POP ou IMAP?

    POP ou IMAP

    Todos nós, por norma, recorremos a um gestor de emails sem ser diretamente através do webmail. Para isso, normalmente usa-se um dos seguintes protocolos:

    • POP (Post Office Protocol)
    • IMAP (Internet Message Access Protocol)

    São estes protocolos que permitem que softwares como o Outlook, Thunderbird, Windows Live mail, Gmail, Mac Mail, etc – entre outros tantos existentes no mercado – consigam conectar-se ao seu servidor para enviar e descarregar as suas mensagens, seja no computador, seja nos dispositivos móveis (smartphones).

    A maior diferença esses protocolos é que o POP permite descarregar os emails para o dispositivo e gerir os emails no próprio aparelho, enquanto que o protocolo IMAP utiliza o servidor como ponto central para a gestão dos emails, podendo, desta forma, consultar os emails através de vários dispositivos diferentes, uma vez que todos estarão sincronizados, como se estivesse a consultar os emails diretamente através do webmail.

    Qual destes protocolos escolher, depende da utilização que gosta ou que fará.

    Por exemplo, se vê apenas os seus emails num local, se precisa de ver os emails mesmo quando está sem acesso à internet e se não quer ter preocupações com o espaço que tem no servidor, poderá configurar com  protocolo POP e ainda colocar a opção que permite ao descarregar os emails para o seu computador ou telemóvel, que estes sejam imediatamente eliminados do servidor.

    Por outro lado, se precisa (ou se gosta) de aceder aos emails enviados e recebidos através de vários dispositivos e se tem sempre internet disponível nesses dispositivos que lhe permita estar sempre com os emails atualizados, então deverá configurar utilizando o protocolo IMAP.

    Tanto um como o outro protocolo têm prós, mas também têm contras.

    No caso do POP, se eliminar os emails do servidor e os tiver apenas no seu computador, ou se ocorrer uma avaria no seu dispositivo poderá perder todos os seus emails. Também pode ser mais facilmente infetado com vírus.

    Já o IMAP, se precisar de ler emails antigos e não tiver acesso à internet não os conseguirá ler. Também poderá ocorrer algum problema com o servidor que o faça igualmente perder a informação, apesar de ser menos provável de acontecer.

    Nada é perfeito, como foi possível verificar acima existem soluções para diferentes tipos de utilização e diferentes tipos de utilizadores.
    Cabe apenas a si a decisão final!

    Sem comentários até este momento

    Comente este post

    error: Alert: A seleção deste conteúdo não é permitida!