logo
Web Design Agency

Mensagem Rápida

    O que fazer para o seu site aparecer no Google

    Site nas pesquisas google

    Antes de mais, importa perceber que é normal que o seu site ainda não apareça no motor de pesquisa Google se acabou de o colocar online, pois de acordo com o algoritmo Google, tecnicamente não existe forma de indexar um site de forma imediata, sendo este um processo gradual controlado pelo seu crawler que varre continuamente a internet e vai catalogando os milhares e milhares de novos sites que vão sendo publicados diariamente. Assim, o tempo médio de indexação automática poderá ir de alguns dias até várias semanas após a publicação do site.
    No entanto, se o seu site está pronto para ficar online, ou se já o publicou e ele ainda não aparece nas pesquisas google , saiba que existem algumas práticas que pode implementar para que o seu site seja mais rapidamente indexado e apareça na listagem do google.

    Caso o seu site tenha sido construído por nós, todos os conselhos que lhe daremos em seguida já foram aplicados, pois todos os sites que desenvolvemos contam, à partida, com uma optimização base para os motores de busca.

    É necessário garantir que tecnicamente o seu site esteja bem construído, e depois aplicar alguns procedimentos internos e externos que irão ajudar o Google a indexá-lo de forma mais rápida.
    Comece desde já a destacar-se da concorrência e a permitir  que os visitantes que chegam ao seu site após uma pesquisa google se possam transformar em clientes para si.

    Titulo e Descrição

    Verifique se o seu site tem no título da página inicial a palavra-chave do seu endereço/domínio.

    Inclua uma descrição até 160 caracteres.

    Construa um sitemap (mapa do site) 

    O sitemap é um mapa do site que lista todos os URLs/Páginas do seu site. Este ficheiro é importante, pois, devido à sua estrutura, é mais facilmente encontrado pelo rastreador do google. É um ficheiro normalmente criado no formato xml e colocado na raiz do seu servidor (pasta public_html).

    Para verificar se tem este ficheiro criado corretamente no seu servidor, basta digitar “/sitemap.xml” à frente do nome do seu domínio.

    Desbloqueie o site para os motores de busca

    Bloquear o site aos motores de busca com a tag noindex é um procedimento normal que se começa a desenvolver um website.  Esta funcionalidade comunica ao google que ainda se encontra a construir o site e que sua página está fechada e ainda não pretende “indexar” a mesma. Convém verificar se a tag noindex foi removida e se o seu site já está visível para os robots da google.

    Indexe o seu sitemap no google

    Aceda aqui para indexar o sitemap do seu site no google. Esta é uma forma rápida de dizer ao Google que o seu site já se encontra online.

    Adicione manualmente URLs no google

    Aceda aqui para adicionar um url do seu site no google. Esta é uma forma rápida de dizer ao Google que, por exemplo, uma nova página foi criada no seu site.

    Crie a sua página “Google Business”

    Crie uma conta no Google My Business, preencha a ficha com as informações da sua empresa e insira o seu website na sua ficha para que seja indexado e aconselhe, por exemplo, rotas no Google Maps, horário da sua empresa, contactos, etc.

    Partilhe o url do seu site

    Envie um email à sua família, amigos, clientes, fornecedores, etc, a anunciar o GO-LIVE do seu site. Partilhe o link do seu site nas suas redes sociais (especialmente no Facebook e LinkedIn). Quantos mais locais conseguir partilhar o seu link, mais rapidamente o google o irá indexar.

    Anúncios Google Adwords

    Se quiser que o seu site apareça nas primeiras posições do google de forma imediata, é possível recorrendo a Anúncios do Google Adwords, em que define um orçamento diário para a promoção do seu site. Basicamente indica ao Google com que palavras (keywords) quer que o seu site apareça. Assim, quando alguém fizer uma pesquisa utilizando essas palavras-chave, o seu website aparecerá destacado no topo dos resultados. Isto garante a máxima divulgação do seu site de forma imediata.

    Sem comentários até este momento

    Comente este post

    error: Alert: A seleção deste conteúdo não é permitida!